AES Comp vence disputa com Eneva e leva fatia do BNDESPar na AES Tietê

AES Comp vence disputa com Eneva e leva fatia do BNDESPar na AES Tietê

A AES Tietê informou em comunicado ao mercado nesta terça-feira, 28 de julho, que recebeu correspondência do BNDESPar avisando que a AHB Participações – controladora da AES Tietê – foi a vencedora na disputa para compra da participação do banco na geradora. A Eneva, outra empresa que estava na disputa, também divulgou comunicado revelando que o veículo de investimento do banco federal recusou a proposta que ela havia apresentado. Os detalhes da proposta que foi aceita não foram revelados.

A disputa pela AES Tietê movimentou o mercado durante a pandemia de covid-19. Em março, a Eneva apresentou uma proposta de combinação de ativos com a empresa que envolveria R$ 6,6 bilhões, com R$ 2,7 bilhões em dinheiro. Dali, sairia um gerador nas fontes térmica e hídrica. Mas a oferta não foi bem digerida pela AES, que não só recusou como atacou a proposta da Eneva.

A negociação criaria uma espécie de super player para o setor elétrico, já que as empresas se complementariam pela Tietê ser um grande agente com foco em renováveis e a Eneva térmica.

Mesmo com a negativa da AES, a Eneva não desistiu. Com a decisão do BNDESPar de vender sua participação na geradora,voltou a apresentar uma nova proposta para entrar na empresa, iniciando mais uma disputa que acabou vencida pelo grupo norte-americano. No comunicado que admite a derrota, a Eneva diz que vai seguir trabalhando  na  geração  de  valor  para  seus  acionistas, com foco no desenvolvimento  do  seu  plano  de  negócios e sempre  atenta a oportunidades.

Informações: Canal Energia

juniormartins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *